Como identificar um relógio de luxo falsificado?

O mercado de relógios de luxo realmente não é um parque de diversões. Produtos roubados e falsificados estão por toda parte. Para que um investimento seguro, ou um sonho realizado, não se torne um pesadelo, todo cuidado é pouco ao comprar um relógio de luxo.

A primeira dica é conferir se o relógio possui caixa, garantia e manual. Analise também a qualidade e o acabamento das peças que compõem o relógio. Os fabricantes mais renomados de relógios de luxo se orgulham da atenção que colocam em cada detalhe.

Outra dica importante é comprar de revendedores qualificados e de boa reputação. Se você não tem experiência nesse mercado, a forma mais segura de comprar um relógio de luxo é procurar uma joalheria ou um revendedor autorizado.

Agora vamos falar sobre particularidades de algumas marcas.

Rolex

Uma das características marcantes deste fabricante é colocar o número de série na parte de trás do relógio em forma de holograma. A numeração e o logo da Rolex formam um único holograma. Se o número de série tiver uma aparência diferente do logo, é provável que a peça seja falsificada. Confira também se o número de série bate com o informado na documentação do relógio.

Patek Philippe

Já no caso dos relógios da Patek Philippe, o número de série está sempre no interior da peça, nunca na parte de fora. Na parte da frente, o nome da marca é sempre bem detalhado, legível e escrito com um L e duas letras P. Você se surpreenderia se soubesse quantas falsificações erram a grafia do nome da marca. A palavra “Geneve” também é exibida orgulhosamente em várias partes do relógio. Isso é uma forma de reafirmar as origens da marca.

Audemars Piguet

Os relógios da Audemars Piguet também são conhecidos e reverenciados pela sua qualidade e sofisticação. Uma das características mais difíceis de falsificar são os padrões de tapeçaria gravados no mostrador. A maioria das cópias e falsificações não apresenta esse padrão, ou trazem desenhos com pouca nitidez e coloração pálida. Outra característica dos relógios da Audemars Piguet, e de vários outros relógios de luxo, é que o som do “tique-taque” é muito baixo, quase inaudível.

De qualquer forma, essas são apenas algumas características que podem indicar se um relógio é original ou não. A regra de ouro é sempre contar com a avaliação e o suporte de um revendedor autorizado e confiável. A cada dia, as cópias de relógios de luxo ficam mais detalhadas e convincentes. Então, não faça nenhum investimento caso tenha dúvidas sobre a autenticidade da peça.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos. E para mais conteúdo sobre relógios e outras joias, siga a Mapa do Ouro nas redes sociais.

Se você gostou deste artigo, compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn

Artigos sugeridos

Por que o ouro escurece?

Você tem reparado que suas joias de ouro estão escurecendo com o tempo? Fique sabendo que isso é normal, e tem algumas explicações. Na verdade,

Read More »