Quem nunca viu um pedido de casamento emocionado em um filme e sonhou em fazer a mesma coisa? Além do discurso e do ato de se ajoelhar, outro símbolo do pedido de casamento é o anel de noivado. Mas não foi Hollywood que inventou esse anel que geralmente vem com um diamante enorme cravado no centro da peça. A história começa bem antes.
Antigo Egito
No antigo Egito, o anel no quarto dedo da mão esquerda já simbolizava amor e compromisso. Enquanto a maioria da população tinha que torcer plantas em pequenos círculos para fabricar um anel, os mais abastados usavam anéis de marfim ou de coro.
Roma Antiga
Na Roma antiga, o anel de ouro já era, além de uma prova de compromisso, um símbolo de status. Tanto que a esposa ganhava dois anéis no dia do casamento, um de ouro, para ser ostentado em público, e um de ferro, para ser usado em casa.
Idade Média
Foi na Idade Média, mais precisamente em 1477, que o tal anel cravado com um diamante se tornou conhecido. O arquiduque de Viena, Maximiliano, deu à sua noiva, Maria da Borgonha, um anel de diamante. Esse costume começou então a se espalhar pela Europa à medida em que nobres viajavam entre os territórios.
Era Vitoriana
Com a descoberta de várias minas de diamante pelo mundo, e com o advento da Revolução Industrial, a fabricação de anéis de diamantes alcançou patamares inéditos. Nessa mesma época, o anel de noivado com diamantes se tornou também uma maneira de oferecer um dote à mulher e solidificar o compromisso.
Um diamante é para sempre
Após a Primeira Guerra e a Grande Depressão de 1929, o consumo de joias caiu drasticamente. Mas uma campanha icônica trouxe os diamantes de volta à cultura popular. Em 1939, a empresa de mineração de diamantes De Beers criou uma campanha publicitária baseada no slogan: “Um diamante é para sempre”. A estratégia funcionou, e logo os anéis de noivado voltaram a fazer parte do imaginário de muitos.
E você? Entregou ou ganhou um anel de diamantes no dia do seu noivado? Conte para a gente. Aproveite também e compartilhe este artigo com seus amigos. E para saber tudo sobre joias, relógios de luxo e ouro, siga a Mapa do Ouro nas redes sociais.