Como escolher minha primeira joia?

Comprar o primeiro carro, a primeira casa, fazer a primeira viagem internacional, comprar a primeira joia… todos esses são momentos marcantes na vida de qualquer pessoa. São conquistas alcançadas através de muito esforço, trabalho e disciplina. Mas nenhuma dessas decisões pode ser tomada repentinamente. É preciso refletir, analisar e colher o máximo de informações possível.

No caso da compra da primeira joia, nós separamos algumas dicas para te ajudar a tomar a decisão certa. Confira.

Investimento

Você já tem em mente quanto pretende investir? Já tem esse valor guardado? Ou pretende fazer um parcelamento? Essas perguntas são importantes, já que não adianta comprar uma joia que lhe traria muita satisfação, mas em vez disso, comprometer sua saúde financeira.

Muitas joias são verdadeiros investimentos. Isso quer dizer que elas tendem a manter seu valor ou até mesmo valorizarem com o passar dos anos. Além disso, é comum que algumas peças se tornem itens de grande valor sentimental dentro da família, sendo passados de geração em geração.

Aqui a dica é a seguinte: Se você já tem o dinheiro separado para comprar a joia desejada, é uma boa ideia comprar à vista. Isso lhe dá vantagens como conseguir descontos e não se endividar. Mesmo assim, o parcelamento pode não ser algo ruim. Se você se planejar bem, você consegue comprar a joia que tanto quer e ainda ter a certeza de que ela só tende a valorizar.

Qualidade e procedência

Joias de qualidade, além de serem objetos de extrema beleza, possuem durabilidade superior. Cuidado com materiais da moda como pedras sintéticas. Com o tempo, elas tendem a perder a beleza e desvalorizam a peça. Tenha certeza ainda que o ouro utilizado em toda a fabricação é integral, e não folheado ou banhado.

Com relação à procedência, o importante é negociar com lojas ou vendedores de boa reputação. Se você tem dúvidas quanto à originalidade da peça ou quanto à honestidade do vendedor, não compre.

Usabilidade e versatilidade

Sabe aquela peça de roupa que você comprou por impulso, colocou no armário e nunca usou? Isso não pode acontecer com a joia que você vai comprar. Tudo bem que joias são investimentos, mas grande parte do prazer que elas trazem vem de poder usá-las.

Então, escolha uma peça que tenha a ver com sua personalidade e que seja versátil. Dê preferência para joias que sejam marcantes, mas que possam ser usadas com roupas e looks variados.

É isso. Com essas dicas em mente, temos certeza que você vai tomar a decisão certa. E para saber sempre mais sobre joias, ouro e outras peças de valor, siga a Mapa do Ouro nas redes sociais.

Se você gostou deste artigo, compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn

Artigos sugeridos

Por que o ouro escurece?

Você tem reparado que suas joias de ouro estão escurecendo com o tempo? Fique sabendo que isso é normal, e tem algumas explicações. Na verdade,

Read More »