Vamos imaginar a seguinte situação: você está arrumando as gavetas da sua casa ou da casa de algum parente, e encontra algumas joias que estavam esquecidas há anos no fundo de uma cômoda. Aí surge a pergunta: Será que é ouro?
Para saber se você acabou de encontrar um tesouro escondido, ou esquecido, você pode realizar alguns testes caseiros. Confira.
Examine com cuidado
A primeira coisa a fazer é examinar a qualidade do acabamento da peça, o brilho e procurar por marcas que indiquem o quilate do ouro. Peças de ouro costumam ter design e acabamento mais requintados. Além disso, alianças e anéis de ouro, por exemplo, costumam ter uma numeração na parte de dentro informando o grau de pureza do ouro utilizado na fabricação.
Teste do imã
O ouro é um metal não-magnético. Isso quer dizer que ele não é atraído por um imã. Mas antes de buscar aquele velho imã grudado na geladeira, fique sabendo que é preciso usar um imã de boa qualidade e capacidade de atração.
Outro cuidado é garantir que a peça não tenha outros tipos de metais magnéticos em sua confecção. Se você tomou todos esses cuidados, aproximou o imã da peça, e não sentiu uma força de atração, provavelmente sua joia não é de ouro.
Teste com vinagre
Outro teste caseiro é o do vinagre. Como o vinagre é ácido, as peças que não são de ouro sofrerão alteração na cor e no brilho. Infelizmente, isso quer dizer que se a joia não for de ouro, a peça pode ser danificada.
Antes de realizar o teste, limpe a peça com uma flanela limpa e seca. Em seguida, aplique algumas gotas de vinagre sobre a joia e observe.
Teste com ácido nítrico
Este é um teste mais confiável, mas que exige muito cuidado na hora de realizar. O ácido nítrico é extremamente corrosivo, por isso, você deve usar luvas ao fazer o teste. Existe ainda a chance de o ácido estragar a peça, caso ela não seja realmente confeccionada com ouro.
Tirando esses cuidados, o teste é bem simples. Basta pingar algumas gotas sobre a joia, e observar se haverá alguma mudança na cor ou brilho. Se nada acontecer, a joia provavelmente é feita com ouro.
Mas caso você precise de uma avaliação mais confiável, e quer ter a certeza de que a peça não será danificada, basta agendar uma avaliação com nossos consultores. E para continuar recebendo dicas sobre vários tipos de joias, siga a Mapa do Ouro no Instagram.