Hoje em dia, as modalidades e condições de empréstimos disponíveis no mercado financeiro são inúmeras. E a grande maioria delas tem uma coisa em comum: a análise de risco e crédito. Ou seja, a instituição financeira, antes de emprestar um determinado valor ao cliente, certifica-se de que ele ou outras pessoas próximas a ele, tem condições de quitá-lo no futuro.
Mas você sabia que é possível simplificar esse processo penhorando uma joia ou peça de valor?
O que é penhor?
O penhor funciona como uma linha de crédito. A pessoa física ou jurídica oferece bens de valor para obter dinheiro rápido e sem análise de crédito. Em outras palavras, o penhor é a entrega de um bem móvel ou imóvel para uma instituição financeira como garantia de um empréstimo.
Quais bens podem ser penhorados?
As formas mais comuns de penhor são:
- O penhor de joias: peças como prataria, ouro e relógios de luxo podem ser oferecidas como garantia.
- Penhor de veículos: vários tipos de veículos podem ser penhorados, desde que estejam segurados.
- Penhor rural: colheitas e animais também podem ser objeto de penhor.
- Penhor Industrial e Mercantil: esse tipo de penhor acontece quando máquinas e ferramentas industriais e mercantis são utilizadas como garantia para o crédito.
O penhor de joias
A única instituição que realiza penhor de joias é a Caixa Econômica Federal. A caixa aceita joias, canetas, relógios e pratarias de valor. A única exigência que o banco faz para avaliar a peça é que o cliente apresente RG e CPF em situação regular, e comprovante de residência.
Penhor vale a pena?
O penhor vale a pena nos casos em que a pessoa precisa de dinheiro certo e rápido, e além disso, não tem a intenção de abrir mão da peça de valor. No caso do penhor, a quantia oferecida pela instituição bancária nem sempre corresponde a 100% do valor de mercado da peça. Lembrando que no caso de não pagamento do empréstimo, o banco ficará com a joia. Sendo assim, em termos de retorno financeiro, a venda costuma ser mais vantajosa.
Você está pensando em realizar penhor ou venda de uma joia? Faça uma avaliação gratuita com nossa equipe antes de tomar uma decisão. E siga a Mapa do Ouro nas redes sociais para mais dicas como essa.